ASSINE
search button

Em ofensiva contra EI, tropas do Iraque entram em Fallujah

Cerca de 50 mil civis correm risco nas mãos dos jihadistas

Compartilhar

As forças iraquianas entraram na manhã desta segunda-feira, dia 30, em Fallujah, após dias de cerco, com o objetivo de reconquistar a cidade, reduto dos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) nas proximidades da capital do Iraque, Bagdá.    

Segundo representantes do Exército iraquiano, as tropas, que atuam em três frentes, sofreram forte resistência dos militantes do grupo terrorista.    

O comandante da operação, Abdelwahab al-Saadi, disse que a coalizão internacional e aviões de guerra iraquianos estão fornecendo apoio aéreo. 

Apenas poucas famílias de civis conseguiram deixar a cidade antes do início da ofensiva iraquiana. Autoridades estimam que cerca de 50 mil pessoas estejam presas em Fallujah e temem que sejam usadas como escudo humano pelos jihadistas do EI.    

Segundo o porta-voz dos EUA, o coronel Steve Warren, os jihadistas "mantêm a população prisioneira para se esconder entre os civis".    

Fallujah foi a primeira cidade iraquiana a cair nas mãos do EI, ainda em janeiro de 2014, meses antes de declararem o Califado na região entre Iraque e Síria.    

Se o controle da cidade for retomado, isso irá representar um grande golpe para o grupo. Nos ataques dos últimos dias morreram 70 jihadistas, entre eles o líder do EI em Fallujah, Maher al Bilawi.