ASSINE
search button

Ativista joga torta no rosto de líder esquerdista alemã

Compartilhar

Um ativista infiltrado no congresso nacional do partido A Esquerda jogou neste sábado (28/05) uma torta de chocolate no rosto da deputada alemã Sahra Wagenknecht, uma das líderes da principal força opositora no Bundestag (Parlamento alemão).

Detidos na Bulgária 60 refugiados procedentes do acampamento de Idomeni

Brigas em albergue de refugiados Alemanha terminam com 14 feridos

Bundestag declara Marrocos, Tunísia e Argélia "países seguros"

Wagenknecht, líder da bancada esquerdista, ficou com o rosto completamente coberto de creme. Ela foi socorrida pelo vice-líder da bancada parlamentar dos esquerdistas, Dietmar Bartsch, e pela copresidente do partido Katja Kipping.

O ataque inusitado ocorreu durante o discurso inaugural do congresso, realizado na cidade de Magdeburg, no leste alemão, e foi reivindicado por uma autodenominada iniciativa antifascista.

O grupo distribuiu panfletos com a expressão "Tortas para misantropos", nos quais reprova declarações de Wagenknecht sobre refugiados e a compara a Beatrix von Storch, uma polêmica política do partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD) que sofreu um ataque similar durante uma reunião de seu partido em fevereiro.

Wagenknecht foi criticada por membros do próprio partido por ter afirmado que a Alemanha não pode receber todos os refugiados. "Claro que existe um limite. A Alemanha não tem como comportar mais 1 milhão de refugiados", afirmou, no início do ano, gerando críticas da bancada de A Esquerda e da liderança do partido. Em 2015, a Alemanha acolheu mais de 1 milhão de solicitantes de refúgio.

Um porta-voz de A Esquerda disse que o partido apresentou queixa contra uma mulher e um homem que aparentemente se inscreveram para o congresso como jornalistas. "Este não foi só um ataque a Sahra, foi um ataque a todos nós", lamentou o vice-presidente do partido, Bernd Riexinger, que condenou o ocorrido e apontou o compromisso de Wagenknecht "contra a discriminação e o racismo".

Wagenknecht disse que o pior não foi a torta no rosto, mas ser comparada com Von Storch. Ela disse que se tratou de uma ação de "analfabetos políticos".