ASSINE
search button

Em troca de prisioneiros, Rússia solta 'heroína' ucraniana

A pilota Nadia Savchenko tinha sido condenada a 22 anos

Compartilhar

 A Rússia libertou a pilota ucraniana Nadia Savchenko, considerada heroína em seu país, em uma troca com Kiev para soltar dois agentes russos, de acordo com declarações de fontes oficiais nesta quarta-feira (25).

    A notícia foi dada em primeira mão por funcionários do governo ucraniano que preferiram manter o anonimato. Por outro lado, a emissora russa RT anunciou que dois cidadãos do país tinham sido libertados e já estavam voando em direção a Moscou.

    Em março, Savchenko foi condenada pela Rússia a 22 anos de prisão por cumplicidade na morte de dois jornalistas no leste da Ucrânia em junho de 2014. O processo, que levou seis meses, terminou em confusão porque a pilota cantou o hino da Ucrânia no momento em que o juiz pronunciou a sentença. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, já tinha prometido fazer "todo o possível" para que Savchenko voltasse ao país. Ele já cogitava uma troca de prisioneiros. "Um avião presidencial com a heroína Nadia Savchenko aterrissou", disse Poroshenko em seu Twitter, anunciando a chegada da pilota em Kiev.

    Já os agentes russos Yevgeny Yerofeyev e Alexander Alexandrov, soltos na troca de prisioneiros, tinham sido condenados a 14 anos de detenção por Kiev por espionagem e atos de terrorismo. (ANSA)