ASSINE
search button

Comício de Trump no Novo México é marcado por confrontos

Diversos policiais ficaram feridos e uma pessoa foi presa

Compartilhar

Policiais ficaram feridos e uma pessoa foi presa na madrugada desta quarta-feira (25) após confronto registrado durante um ato político em apoio ao republicano Donald Trump em Albuquerque, no estado norte-americano do Novo México. A confusão teve início durante um comício com cerca de 4 mil pessoas no Albuquerque Convention Center. Enquanto discursava, o magnata foi interrompido em diversas ocasiões por opositores, que furaram um bloqueio policial e entraram no local.    

Muitos carregavam cartazes, alguns deles com os dizeres: "Trump fascista" e "Já escutamos demais". Do lado de fora, aqueles que não puderam entrar queimaram camisetas com o slogan da campanha do republicano "Make America Great Again" ("Faça a América Grande Novamente", em livre tradução do inglês). Segundo a imprensa local, os manifestantes contrários ao candidato ainda atiraram garrafas e pedras contra os agentes de segurança e atacaram viaturas policiais. Os policiais responderam com spray de pimenta. Segundo o promotor da região, Doug Antoon, "não foi um protesto, foi uma luta. Trata-se de grupos de ódio".    

Primárias

Nas primárias realizadas ontem no estado de Washington, o magnata levou a melhor e conquistou 40 delegados, se aproximando da nomeação republicana. Os demais rivais, Ted Cruz e John Kasich, apesar de terem se retirado da disputa, continuam com seus nomes nas cédulas de votação das primárias e conseguiram juntos quase 20% dos votos.