ASSINE
search button

Áustria reforça controles na fronteira com Itália

Mas país negou que medida seja contra entrada de imigrantes

Compartilhar

Um contingente extra de 50 policiais austríacos começou nesta terça-feira (24) a controlar as passagens de Brennero, na fronteira com a Itália, para impedir que imigrantes atravessem a região e cheguem à Áustria. Os controles estão sendo feitos em rodovias, estradas locais e trens. Com os 50 novos policiais, sobe para 80 o número de agentes na região, de acordo com as autoridades austríacas.

    Foram colocados policiais perto de Schonberg, onde todos os carros precisam parar no pedágio da estrada. Outros agentes estão posicionados em Gries am Brenner, a primeira cidade na fronteira entra a Áustria e a Itália, e em Innsbruck.

    As autoridades asseguram que a operação não é um bloqueio nem uma medida de violação de livre circulação. Os policiais garantiram que estão cumprindo o Tratado de Schengen. "Os controles estão sendo feitos apenas para conter o número de pessoas que entram no território austríaco de maneira ilegal", informou o departamento de polícia.

    No entanto, desde o início do ano, a Áustria defende a adoção de medidas de restrição ao ingresso de imigrantes e refugiados ao país. O governo local chegou até a ameaçar a construir um muro em Brennero, o que gerou críticas da União Europeia e da Itália.

    No fim de semana, o candidato progressista Alexander van der Bellen venceu as eleições presidenciais na Áustria, derrotando o ultranacionalista Norbert Hofer, que defendia medidas contra imigrantes.

    A Europa enfrenta há mais de dois anos a sua pior crise de imigração forçada desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) devido aos conflitos em curso na Síria, no Iraque e em países do norte da África. (ANSA)