ASSINE
search button

Jurista será primeira mulher a chefiar província de Roma

Compartilhar

O ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, nomeou nesta segunda-feira (16) a jurista Paola Basilone, de 65 anos, como chefe da província de Roma. Ela será a primeira mulher a exercer o cargo.    

Dona de uma larga experiência na máquina pública, Basilone já foi vice-chefe da Polícia e comandou as províncias de Nápoles, no sul, e Turim, no norte do país. 

A jurista tomará posse na próxima quinta-feira (19), quando o atual ocupante do posto, Franco Gabrielli, assumir o controle da Polícia, em meio a uma ampla reforma promovida pelo primeiro-ministro Matteo Renzi nos serviços de segurança e inteligência.    

"A doutora Basilone, que ostenta um currículo brilhante, operou em Turim e saberá trabalhar em Roma em um momento tão delicado", declarou Alfano. Atualmente, a cidade de Roma, capital da província homônima, é comandada por um comissário nomeado pelo governo nacional e está às vésperas de realizar eleições.    

Além disso, a Itália enfrenta uma grave crise migratória, com centenas de pessoas chegando ao seu litoral todos os dias. Roma, a principal metrópole do país, é um ponto de passagem quase que obrigatório para esses imigrantes.    

As províncias são entes que se situam entre as regiões (estados) e os municípios e são subordinadas diretamente ao Ministério do Interior. Seu chefe é chamado de "prefetto", que é diferente do "sindaco", nome em italiano para os prefeitos das cidades.    

No entanto, o referendo sobre as reformas constitucionais que será realizado no segundo semestre prevê a retirada dessa figura institucional da Constituição italiana, então há uma chance de Basilone ter vida curta no novo cargo.