ASSINE
search button

Merkel conta com cumprimento de acordo UE-Turquia para frear refugiados

Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, conta com o cumprimento do acordo entre a Turquia a União Europeia (UE) para barrar o fluxo de refugiados, independentemente da demissão do primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou nesta sexta-feira (6) o porta-voz do governo alemão Georg Streiter.

“A chanceler tem trabalhado muito bem até agora com o primeiro-ministro Davutoglu e com todos os representantes turcos e partimos do princípio de que esta cooperação positiva e construtiva vai continuar com o novo primeiro-ministro turco”, disse Streiter.

“A UE e a Alemanha vão continuar a cumprir todas as obrigações previstas no acordo e esperamos o mesmo da Turquia”, acrescentou.

Ahmet Davutoglu anunciou na quinta-feira (5) sua saída da chefia do governo, uma decisão que consolida o poder do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo UE-Turquia, de que Merkel é considerada a principal promotora, prevê o reenvio para a Turquia de todos os migrantes que cheguem clandestinamente à Grécia. Em troca, a UE recebe um refugiado sírio por cada migrante retirado do território turco.

O governo turco exige contudo que os seus cidadãos passem a estar isentos de visto para circular no espaço europeu de livre circulação Schengen, ameaçando não cumprir o acordo migratório se essa exigência não for satisfeita.

Da Agência Lusa