ASSINE
search button

Candidato muçulmano lidera contagem de votos em Londres

Sadiq Khan pode se tornar 3º prefeito da capital inglesa

Compartilhar

O candidato à Prefeitura de Londres, Sadiq Khan, lidera as apurações eleitorais na cidade, informa a mídia britânica nesta sexta-feira (06). Segundo os dados da "BBC", o candidato trabalhista tem 10 pontos percentuais de vantagem em relação a seu principal adversário, o conservador Zac Goldsmith, herdeiro de uma longa dinastia aristocrática.

    O vencedor será apenas o terceiro prefeito da história de Londres, que até o ano 2000 tinha sua administração dividida entre vários distritos, cada um com seu líder. No cenário nacional, o Labour teve um resultado melhor do que o esperado na Inglaterra, onde conseguiu preservar todos os conselheiros-chave, mas amargou o terceiro lugar na disputa na Escócia. Lá, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) foi o grande vencedor e dominou as vagas no Parlamento.

    Já os eurocéticos voltaram a apresentar crescimento eleitoral.

    Em Gales, o Ukip conquistou, pela primeira vez, seis vagas na Assembleia Nacional, e o líder da sigla, Nigel Farage, falou em "grande volta" de seu partido". Apesar de não ter um bom resultado na Escócia, o partido conseguiu 28 conselheiros na Inglaterra - onde tinha apenas cinco representantes. (ANSA)