ASSINE
search button

'NYT': Ex-presidente da Assembléia de NY é condenado ha 12 anos de prisão

Sheldon Silver, político com mais de 20 anos de carreira, foi condenado e preso por corrupção

Compartilhar

O The New York Times desta quarta-feira (4), traz a notícia da prisão do ex-presidente da Assembleia Estadual de Nova York Sheldon Silver, um político democrata com mais de 20 anos de carreira. Ele foi condenado a 12 anos de prisão nesta terça (3) por corrupção e envolvimento em um esquema de troca de favores que resultou em enriquecimento ilícito. 

Segundo a reportagem, os promotores apontam que Silver teria recebido US$ 4 milhões em propina de empresas imobiliárias e de pesquisas sobre o câncer. O caso é parte de uma grande investigação sobre corrupção no Estado americano em que são questionadas as relações dos políticos com empresas privadas. O poder financeiro do interesse privado ameaça o equilíbrio de um sistema político em que o lobby é atividade legal, e que, se feito de forma transparente, pode fortalecer a democracia. 

O jornal norte-americano destaca que a notoriedade do Sr. Sheldon, com 72 anos, serviu peça-chave de uma investigação contra a corrupção pública liderada pelo advogado Preet Bharara, de Nova York, que já levou para cadeia mais de uma dúzia de políticos. 

O NYT ressalta que nenhum dos políticos acusados por Bharara tinha a importância de Sheldon Silver. 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

https://www.nytimes.com/2016/05/04/nyregion/sheldon-silver-ex-new-york-assembly-speaker-gets-12-year-prison-sentence.html?rref=collection%2Ftimestopic%2FSilver%2C%20Sheldon&action=click&contentCollection=timestopics&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=3&pgtype=collection&_r=0