ASSINE
search button

Cruz desiste e abre caminho para candidatura de Trump

Magnata deve se tornar o candidato republicano à Casa Branca

Compartilhar

O bilionário Donald Trump se tornou o principal candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, após seu rival, o senador Ted Cruz, desistir de sua campanha eleitoral devido à derrota nas primárias de Indiana ontem (3). O anúncio da suspensão da candidatura de Cruz causou espanto, já que o senador tinha prometido na véspera se manter na corrida eleitoral mesmo se perdesse a etapa em Indiana.

    Sem Cruz, o caminho de Trump parece livre para enfrentar, em novembro, o candidato democrata à Casa Branca. Atualmente, a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton lidera as indicações pelo partido governista. Trump sofreu meses de rejeição da elite republicana e sua candidatura era vista de forma bizarra no início dos comícios.

    Polêmico e com declarações bombásticas sobre temas como imigração, frequentemente ele é manchete da imprensa internacional. O magnata venceu as prévias de Indiana com folga (53% dos votos, contra 36% de Cruz) e contabiliza 1.047 delegados, dos 1.237 que são necessários para oficializar sua candidatura. O pré-candidato democrata Bernie Sanders também venceu em Indiana, com 52% dos votos, mas não foi suficiente para abrir vantagem sobre Hillary, que lidera a corrida. (ANSA)