ASSINE
search button

'El País': Rei da Espanha dissolve o Parlamento e convoca novas eleições para 26 de junho

Convocação aconteceu após meses de tentativas de formar uma coalizão entre os partidos

Compartilhar

El País publicou nesta terça-feira (3) a notícia de que o rei Felipe 6º dissolveu o Parlamento da Espanha, e convocou oficialmente novas eleições legislativas para o dia 26 de junho.

De acordo com o jornal espanhol, a convocação que aconteceu nesta terça-feira (3), ocorreu após meses de tentativas de formar uma coalizão entre os principais partidos, incluindo o conservador PP, do primeiro-ministro em exercício Mariano Rajoy, que ganhou a maior parte dos votos da eleição de dezembro.

A reportagem do El País afirma que desde a restauração da democracia, em 1977, após 40 anos de ditadura do general Francisco Franco (1939-1975), a Espanha não vivia um momento político como este. 

O jornal conta que nas eleições de 20 de dezembro, os espanhóis puniram os dois grandes partidos, o PP e o Partido Socialista (PSOE), que historicamente se alternam no poder.  O PP venceu a votação, mas ficou com menor número de cadeiras no Parlamento, o que impossibilitou a aprovação de qualquer medida. 

O diário espanhol concluiu dizendo que os eleitores ficaram irritados com a corrupção e a austeridade, e apoiaram dois partidos novos: o Podemos e o Ciudadanos. Para formar o governo era necessário estabelecer coalizões, o que nenhum grupo conseguiu, prolongando o governo interino de Mariano Rajoy, que tem poder apenas para administrar os assuntos cotidianos e não está autorizado a realizar nenhuma reforma. 

Para ler matéria na íntegra, clique aqui:

https://politica.elpais.com/politica/2016/05/03/actualidad/1462259176_031391.html?rel=lom