ASSINE
search button

'Financial Times': No Peru, candidatos à presidência são acusados de doação ilícita

lGrande número de pedidos de exclusão de candidatos marca eleições peruanas

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (24) no Financial Times, conta que ha duas semanas e meia das eleições presidenciais e legislativas no Peru, as autoridades têm recebido uma chuva de pedidos de exclusão de candidatos, o que aumenta a incerteza sobre os resultados de uma votação atípica. As autoridades eleitorais já excluíram dois candidatos presidenciais por violação das regras do processo e avaliam tirar da disputa outros dois, entre eles a favorita Keiko Fujimori.

Segundo a reportagem, a Junta Eleitoral Especial está julgando se Fujimori quebrou uma lei eleitoral que proíbe os candidatos de dar dinheiro durante sua campanha. Seu partido, supostamente teria organizado um concurso de hip-hop com os adeptos, em que prêmios em dinheiro foram distribuídos. Seu partido argumenta que ela estava lá, mas não deu o dinheiro em mãos.

Sob nova lei eleitoral do país andino, os candidatos podem ser desqualificados se a doação de dinheiro ou bens for de um valor acima de de US $ 5 durante suas campanhas. 

A investigação vem após protestos anti-Fujimori, com manifestações contra ela durante a semana passada. A campanha "Não à Keiko" deve aparecer com mais protestos no dia 5 de abril, aniversário da "auto-golpe" , dado por seu pai, o populista Alberto, que em 1992 fechou os poderes legislativo e judiciário.

O jornal também informa que o Tribunal Eleitoral Especial de Lima recebeu até esta quarta-feira (23) solicitações para excluir pelo menos 40 candidatos, incluindo o ex ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski, que busca ser presidente e que segundo as pesquisas é o mais provável rival de Keiko Fujimori num segundo turno que ocorreria em 5 de junho. 

O restante dos candidatos pertencem a diferentes partidos políticos e disputam uma vaga no Congresso nas eleições de 10 de abril, segundo o site do Tribunal. A polêmica sobre excluir ou não da disputa Keiko Fujimori tem gerado críticas e afetado parcialmente o mercado de câmbio, que vê na candidata uma garantia para a manutenção da política de livre mercado.