ASSINE
search button

Obama chega a Cuba em visita histórica

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, numa viagem histórica: ele é o primeiro presidente norte-americano a visitar o país em 88 anos.

Obama, que viajou com a primeira-dama, Michelle, e as duas filhas, Malia e Sasha, desembarcou na ilha debaixo de uma leve chuva, após quase dois anos do anúncio do início da normalização das relações bilaterais, no final de 2014. 

Ao aterrissar, o presidente norte-americano usou sua conta pessoal no Twitter e disse que chegou ao local para "encontrar e ouvir diretamente o povo cubano".

Para este domingo, os compromissos oficiais são na Embaixada norte-americana na capital Havana e um passeio pelos pontos históricos da área mais antiga da ilha. O passeio será realizado ao lado do arcebispo da capital, cardeal Jaime Ortega, que, ao lado do papa Francisco, apoiou e auxiliou nas conversas para a retomada diplomática entre EUA e Cuba. 

Apesar do forte esquema de segurança, os cubanos enfeitaram casas com bandeiras norte-americanas e as camisas com a bandeira do país e a estampa de Obama estão sendo muito vendidas na capital. 

>> Dezenas de dissidentes são detidos em Cuba horas antes da chegada de Obama

Durante a visita, que acaba na terça-feira, dia 22, ele irá se encontrar com seu homólogo Raúl Castro, mas não com o líder da Revolução Cubana (1959), Fidel Castro, como informou a Casa Branca. Durante a viagem, Obama ainda terá a oportunidade de falar em rede nacional com a população cubana. Um momento que foi considerado "histórico" por representantes do governo de Washington.

O último presidente dos EUA que visitou Cuba foi John Calvin Coolidge Jr. no final dos anos 1920. Os países anunciaram a retomada de relações em dezembro de 2014, após mais de 50 anos de desavenças políticas. Desde então, diversas restrições vêm sendo estudadas e muitos passos têm sido dados em direção a uma reaproximação. 

Em julho do ano passado, as respectivas embaixadas foram reabertas. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visitou a ilha no mês seguinte, sendo o primeiro líder diplomático do país a viajar a Cuba desde 1945. Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada de trocas postais após um hiato de 52 anos e informaram que chegaram a um acordo para restaurar voos comerciais, sem anunciar data que em rota será restabelecida. 

Apesar de estabelecer diversas medidas para "aliviar" o embargo econômico, que dura mais de 50 anos, Obama não pode, no entanto, dar fim ao bloqueio. Isso depende do Congresso onde o líder democrata não tem maioria.

Em outras questões, como o status dos dissidentes e o respeito aos direitos humanos em Cuba, as negociações continuam travadas.

Com Ansa