ASSINE
search button

Debate republicano é marcado por ataques entre Jeb Bush e Trump

Compartilhar

No debate deste sábado (13) dos pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, que até aqui vem tendo um péssimo resultado nas pesquisas de intenção de voto, fez duras críticas ao magnata Donald Trump por seus insultos à família Bush, ridicularizando também a ideia de que Trump pudesse vir a ser o presidente. O debate, organizado e transmitido pela rede CBS, ocorreu em Greenville, na Carolina do Sul, uma semana antes da primária eleitoral no estado. 

Com Trump liderando as pesquisas na Carolina do Sul e em diversos outros estados após sua vitória na primária de New Hampshire na última terça-feira (9), os ataques se concentraram ainda mais em cima do ex-apresentador do programa "The Apprentice", vindos especialmente de Bush e do senador Ted Cruz (Texas), que estão sob forte pressão. Mas o sarcasmo e as provocações era tantos que pareciam surpreender até mesmo Trump, uma figura combativa que ainda não havia sido tão severamente criticada. 

Depois de uma abertura que contou com homenagens a Antonin Scalia, juiz da Suprema Corte falecido no dia, o debate rapidamente adquiriu contornos mais agressivos. Bush partiu imediatamente para cima de Trump - algo inesperado para o ex-governador, dadas as suas exibições pobres em New Hampshire e nas prévias de Iowa este mês. Tendo levantado mais de US$ 155 milhões, e com a reputação política de sua família em jogo, Bush parecia vislumbrar uma última chance de resgatar a sua candidatura e enfraquecer o magnata nova-iorquino. 

Bush logo fez questionamentos a elogios que Trump fizera ao papel da Rússia no combate ao Estado Islâmico, na Síria: "É ridículo pensar que a Rússia possa ser um parceiro positivo nesta questão", afirmou. 

Trump rebateu: "Jeb está muito errado, absolutamente errado. Nós temos que derrubar o Estado Islâmico antes de qualquer coisa". Vaiado por parte do público, até por fazer críticas ao senador da Carolina do Sul Lindsey Graham, aliado de Bush, o magnata afirmou que a plateia estava recheada de doadores da campanha de seu rival: "Eu falo a verdade, lobistas", disse. 

As provocações chegaram ao ápice quando Trump voltou a criticar a gestão de George W. Bush, irmão de Jeb, questionando a invasão do Iraque e a segurança do país durante seu governo. Furioso, Jeb defendeu a família, dizendo que seu pai era para ele o maior homem vivo, e que sua mãe era a mulher mais forte que conhecia. Trump, na resposta, foi seco: "Ela que deveria estar concorrendo então".