ASSINE
search button

Primeiro-ministro diz que França pode sofrer novos atentados

País foi alvo de ataques do Estado Islâmico em 2015

Compartilhar

 O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou neste sábado (13) que há possibilidades do país ser alvo de novos atentados terroristas como os organizados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) no ano passado. "Estamos em guerra porque o terrorismo deve ser combatido", disse Valls, em Munique. "Haverá muitos ataques e grandes atentados, isto é certo. A ameaça não se reduzirá, mesmo que nós queiramos. A ameaça é mundial".

    De acordo com Valls, a batalha contra o terror durará um longo tempo, "talvez uma geração inteira". O premier defendeu que é necessário encontrar estratégicas contra a radicalização e contra a fascinação ideológica."Existem milhares de extremistas na França, inclusive mulheres", disse Valls.

    A declaração de Valls foi dada em uma reunião de autoridades em Munique, na Alemanha, para uma conferência sobre segurança que tem analisado também o terrorismo e a crise imigratória.

    No ano passado, a França foi alvo de ataques terroristas que chocaram a população e o mundo. Em janeiro, dois jihadistas abriram fogo contra a redação do jornal satírico "Charlie Hebdo", em uma massacre. Em novembro, o Estado Islâmico articulou uma série de atentados simultâneos em Paris que deixaram 130 mortos. (ANSA)