ASSINE
search button

EUA defendem manutenção das sanções à Rússia "enquanto necessário"

Compartilhar

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarou hoje (13) que as sanções impostas à Rússia pela crise ucraniana devem manter-se pelo tempo necessário, enquanto alguns países europeus defendem o seu fim.

“Estou confiante em que a Europa e os Estados Unidos continuem unidos tanto para a manutenção das sanções enquanto for necessário como para conceder a assistência necessária à Ucrânia”, disse Kerry na Conferência sobre Segurança em Munique, no sul da Alemanha.

Para o secretário de Estado norte-americano, “as sanções não são um fim em si mesmas”. Contudo, ele lembrou que foram impostas “em primeiro lugar para defender os direitos fundamentais da Ucrânia – a sua soberania e integridade territorial”.

A França manifestou, no final de janeiro, que pretende o levantamento, “no próximo verão”, das sanções impostas pelo Ocidente à Rússia devido à crise ucraniana.

A União Europeia decretou sanções econômicas contra a Rússia devido à anexação da Crimeia, em março de 2014, e ao seu presumível papel no conflito com os separatistas do Leste da Ucrânia, que levou à morte de mais de 9 mil pessoas.