ASSINE
search button

Papa embarca para se reunir com Cirilo I

Encontro histórico em Havana marca fim de mil anos de cisma

Compartilhar

 O papa Francisco partiu na manhã desta sexta-feira (12) rumo a Cuba para se reunir em Havana com o patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Cirilo I. O avião da companhia Alitalia que leva o líder da Igreja Católica partiu às 8h24 de Roma (5h24 de Brasília). O voo tem duração de 12 horas e chegará às 14h locais (17h de Brasília) em Cuba. 

O cara a cara entre o chefe do catolicismo e o líder da Igreja Ortodoxa Russa, um evento inédito em quase mil anos de Cisma, durará cerca de três horas e acontecerá no Aeroporto Internacional José Martí. Ao fim do encontro, Francisco e Cirilo I trocarão presentes, farão um breve discurso para a imprensa e assinarão uma declaração conjunta, já acertada pelos assessores diplomáticos dos dois lados. Ambos também serão recebidos pelo presidente de Cuba, Raúl Castro. 

O encontro acontece em um momento no qual Jorge Bergoglio tem insistido na questão da união entre os cristãos, principalmente por conta das perseguições no Oriente Médio e na África pelo jihadismo islâmico. Após a histórica aparição ao lado do patriarca, Francisco segue para o México, onde ficará até o dia 18 de fevereiro. (ANSA)