ASSINE
search button

Rebelião deixa 40 mortos no México antes de visita de Papa

Um motim foi organizado em uma prisão de Topo Chico

Compartilhar

Um motim em um complexo penitenciário de Topo Chico, na cidade de Monterrey, no México, provocou a morte de ao menos 40 pessoas nesta quinta-feira (11), na véspera da viagem que o papa Francisco realizará ao país. De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Nuevo León, a situação já está sob controle. 

A imprensa mexicana publicou que o motim teria começado pela manhã e que vizinhos da prisão alertaram que um grupo de detentos tinha se apoderado de um dos pavilhões por volta da meia-noite e iniciado um incêndio. Do lado de fora, foram ouvidas explosões e granadas. O motim teria sido iniciado para despistar a fuga de líderes de facções, como traficantes do cartel Los Zetas.

    Ainda não há um número oficial de vítimas e feridos. Enquanto o jornal "El Norte de Monterrey" fala de 50 mortos e 70 feridos, a emissora "Foro TV" estima ao menos 40 falecimentos. As ruas próximas ao centro de detenção foram fechadas e dezenas de familiares de presos tomaram as vias para tentar colher notícias sobre a rebelião e as vítimas. Em 2012, uma revolta na prisão de Apodaca terminou com a morte de 40 pessoas e com a fuga de 30 prisioneiros. O papa Francisco iniciará amanhã uma viagem oficial ao México.

    No dia 17, o líder da Igreja Católica visitará uma prisão de Ciudad Juarez, município com um dos índices de violência mais altos do mundo. (ANSA)