ASSINE
search button

Otan vigiará Mar Egeu em operação contra tráfico de pessoas

Acordo foi assinado entre órgão, Alemanha, Grécia e Turquia

Compartilhar

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enviará um grupo naval para ajudar no monitoramento de imigrantes no Mar Egeu, anunciou a entidade nesta quinta-feira (11). O foco da missão será a luta contra o tráfico de pessoas e a consequente prisão dos traficantes.

    "A Otan está neste momento redirecionando um grupo naval para o Egeu, sem demora, para iniciar a vigilância das atividades marítimas", disse Jens Stoltenberg, secretário-geral do órgão.

    O pedido para que a Otan participasse efetivamente da crise imigratória que atinge o continente europeu foi feito pela Alemanha, Grécia e Turquia - os mais afetados pela chegada dos novos imigrantes.

    Enquanto os alemães receberam mais de um milhão de solicitações de asilo nos últimos anos, os turcos abrigam mais de dois milhões de refugiados sírios. Já a Grécia foi a porta de entrada para mais de 800 mil pessoas só no ano de 2015.

    O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, confirmou a missão e disse que os líderes europeus "destacaram a importância de agirmos rapidamente" porque "vidas estão em jogo". Os EUA liderarão a ação no Mar Egeu.

    De acordo com os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), já são mais de 76 mil pessoas que chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo entre o dia 1º de janeiro e o dia 9 de fevereiro. Destes, 70,3 mil desembarcaram nas ilhas gregas - os outros foram para a Itália. Ao todo, já morreram ou desapareceram 409 pessoas em naufrágios neste período.

    Os números do órgão mostram ainda que 1.011.712 imigrantes se arriscaram em travessias marítimas para fugir das guerras e dos conflitos regionais do Oriente Médio e do norte da África.

    (ANSA)