ASSINE
search button

Ex-premier Ayrault vira novo chanceler da França

Jean-Marc Ayrault substituirá Laurent Fabius no posto

Compartilhar

O ex-primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault foi nomeado novo chanceler do país, em substituição a Laurent Fabius, que assumirá o Conselho Constitucional. Jean-Marc Ayrault, de 66 anos, é membro do Partido Socialista, já foi prefeito de Nantes de 1989 a 2012 e atualmente é líder da legenda na Assembleia Nacional.  

Foi nomeado premier da França em maio de 2012, posição que ocupou por dois anos, sucedido por Manuel Valls. Apesar de sair do Ministério das Relações Exteriores, Fabius mantém até novembro a liderança da conferência ambiental COP21, que ocorreu em Paris no ano passado. Fabius já foi primeiro-ministro, presidente da Assembleia Nacional, e ministro da Economia e Finanças, além de chanceler. 

A saída de Fabius é o primeiro passado de uma remodelação governamental preparada por Hollande para ampliar sua maioria em vista das eleições presidenciais de 2017. Além de Fabius, outros três ministros saíram do governo, entre os quais a ministra da Cultura Fleur Pellerin, substituída por Audrey Azoulay. (ANSA)