ASSINE
search button

Criador de site de streaming disputará Prefeitura de Milão

Stefano Parisi terá o apoio de Berlusconi contra esquerda

Compartilhar

O executivo Stefano Parisi, fundador do serviço de streaming italiano Chili TV, será o candidato da direita à Prefeitura de Milão nas eleições municipais da primavera europeia, que ainda não têm data definida. 

Ele aceitou a proposta da coalizão formada pelos partidos Forza Italia (FI) - de Silvio Berlusconi -, Liga Norte e Irmãos da Itália para desafiar o ex-CEO da Expo 2015 Giuseppe Sala, vencedor da primária da centro-esquerda na cidade e apoiado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, do Partido Democrático (PD). 

Parisi, de 59 anos, é considerado "moderado", tem uma longa carreira no setor de telecomunicações e passou também por cargos de segundo escalão no governo italiano, na maioria das vezes em gabinetes socialistas ou da democracia-cristã. 

Nascido em Roma e formado em economia, ele se mudou para Milão em 1997. Na capital da Lombardia, exerceu funções administrativas na Prefeitura, assim como Sala. As trajetórias dos rivais são bastante parecidas, embora Parisi defenda que sua candidatura é fruto de um amplo consenso na direita, enquanto o ex-CEO da Expo deverá "prestar contas ao radicalismo de esquerda e à forte subserviência a Roma", em referência ao premier Renzi. 

Com 1,3 milhão de habitantes, Milão é a segunda cidade mais populosa do país, atrás apenas da capital. Até o momento, os outros candidatos a prefeito são Patrizia Bedori (Movimento 5 Estrelas) e o ex-ministro do Desenvolvimento Econômico Corrado Passera (Itália Única). 

Além da metrópole lombarda, também irão às urnas alguns dos principais municípios italianos, como Roma, Nápoles, Turim, Bolonha e Cagliari. (ANSA)