ASSINE
search button

'The Guardian': Sequestros em Hong Kong causam crise de confiança na China

Situação atingiu empresas estrangeiras e locais de propriedade em Hong Kong

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (10) no The Guardian, fala que a crise de confiança na China atingiu empresas estrangeiras e locais de propriedade em Hong Kong após o rapto de cinco livrarias por agentes chineses.

"A classe média, os profissionais e mesmo os contadores, estão apenas assustados com o que está acontecendo."

Mas o homem, que dirige uma das associações empresariais de Hong Kong, não estava falando sobre a desaceleração da economia da China. Ele estava se referindo aos recentes desaparecimentos de cinco livrarias de Hong Kong, um caso que gerou arrepios na região e suscitou temores de que seu modelo "uma nação, dois sistemas" está sob ameaça. A situação é tão sensível que ele não quis ser identificado.

Os livreiros, incluindo os portadores de passaporte britânico e sueco, desapareceram um a um ao longo dos últimos meses e são suspeitos de terem sido sequestrados por agentes chineses de dentro de Hong Kong e, em um determinado caso, da Tailândia.

Os comentários salientam um aprofundamento da crise de confiança entre empresas estrangeiras e locais em Hong Kong. Algumas dessas empresas estão revendo seu relacionamento com a ex-colônia britânica à luz do escândalo do sumiço dos livreiros em curso. 

Os livreiros com base em Hong Kong, que incluem o editor britânico Lee Bo e o editor sueco Gui Minhai, se encontram atualmente sob a custódia dos serviços de segurança chineses após ter desaparecido misteriosamente no ano passado, no sul da China, Hong Kong e Tailândia.