ASSINE
search button

Sanders e Trump vencem primárias em New Hampshire

Resultados acirraram ainda mais a corrida eleitoral

Compartilhar

O senador Bernie Sanders, do Partido Democrata, e o magnata Donald Trump, republicano, foram os grandes vencedores das primárias em New Hampshire, acirrando ainda mais a corrida eleitoral nos Estados Unidos, que culminará em novembro com a escolha do substituto de Barack Obama.

    "Venceremos em todo o país, desde o Maine até a Califórnia", disse Sanders, que no caucus em Iowa, na semana passada, perdeu para a rival Hillary Hillary por pouco. "O povo quer uma mudança verdadeira", concluiu.

    A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado admitiu a derrota e felicitou o rival, mas disse que ela representa a "verdadeira mudança".

    Com pouco mais de 90% dos votos apurados, Sanders teve cerca de 60%, enquanto Hillary teve aproximadamente 38%.

    Trump, por sua vez, após perder para Ted Cruz na semana passada, ficou em primeiro lugar entre os republicanos em New Hampshire.

    Ele vem liderando as pesquisas de intenção de voto há meses.

    "Vamos fazer algo tão bom, tão rápido e tão forte que o mundo voltará a nos respeitar. Acreditem em mim", disse, em sua conta no Twitter, em meio a uma campanha cheia de propostas polêmicas.

    Em segundo lugar ficou o governador de Ohio, John Kasich, com cerca de 16% dos votos. O magnata obteve cerca de 35%. Apesar de estratégico, por ser um dos primeiros estados das primárias, New Hampshire tem pouco peso na contagem total dos votos no país, já que dará apenas 23 delegados para os republicanos e 32 para os democratas.

    As próximas primárias acontecem em 20 de fevereiro na Carolina do Sul. (ANSA)