ASSINE
search button

Às vésperas de encontro com Cirilo I, Papa pede orações

Encontro está previsto para esta sexta-feira, em Havana, Cuba

Compartilhar

Dois dias antes de realizar um encontro histórico com o patriarca de Moscou, Cirilo I, o papa Francisco pediu nesta quarta-feira, dia 10, aos fiéis que rezem pelo acontecimento.

    "Depois de amanhã iniciarei a viagem apostólica pelo México, mas antes irei a Havana para encontrar o meu irmão Cirilo I, conto com as orações de todos vocês pelo encontro com o patriarca e pela viagem ao México", disse, após a audiência geral.

    Pela primeira vez na história, um Papa se encontrará com o Patriarca de Moscou. Em um comunicado conjunto, a Santa Sé e a Igreja Ortodoxa russa anunciaram na última sexta-feira, dia 5, que Francisco irá se reunir com Cirilo I em Cuba no próximo dia 12. "O encontro será o primeiro na história e marcará uma importante etapa nas relações entre as duas Igrejas", acrescentou a nota oficial. A reunião está sendo estudada há cerca de 20 anos por representantes das duas Igrejas, que representam as duas vertentes cristãs mais importantes do mundo e estão separadas desde 1054, um episódio que ficou conhecido como Cisma, quando desenvolveram modelos de autoridades próprios. Ainda em comunicado, os representantes disseram desejar que "o encontro seja também um sinal de esperança para todos os homens de boa vontade e convidam todos os cristãos a rezar com fervor para que Deus abençoe este encontro para que possa produzir bons frutos". Os líderes religiosos devem se reunir no aeroporto José Martí, em Havana, onde o patriarca estará em visita oficial. O Papa fará uma escala no local antes de seguir viagem ao México, onde fica até o próximo dia 18. O presidente cubano, Raúl Castro, deve se juntar a eles. Cirilo chegou a se reunir com o papa emérito, Bento XVI, em três oportunidades, em 2005, 2006 e 2007, antes de atuar como patriarca de Moscou. (ANSA)