ASSINE
search button

Navio patrulha norte-coreano entra em águas da Coreia do Sul

Compartilhar

Um navio patrulha da Coreia do Norte entrou hoje (8) em águas da Coreia do Sul, gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyan - gmaior cidade da República Popular Democrática da Coreia -  ter lançado um satélite de longo alcance.

Um navio patrulheiro norte-coreano cruzou a delimitação marítima ocidental entre as duas coreias às 06h55 locais, segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O navio permaneceu 20 minutos em águas sul-coreanos e regressou ao lado da Coreia do Norte depois de um navio militar da Coreia do Sul ter feito disparos de advertência.

A Marinha sul-coreana "está em alerta elevada e intensificou a vigilância das atividades da Coreia do Norte", informou o ministério.

Essas incursões em águas sul-coreanas são frequentes, uma vez que Pyongyang não reconhece a delimitação marítima entre os dois países traçada no final da guerra da Coreia (1950-53).

Esse episódio ocorreu depois de domingo (7), após Conselho de Segurança das Nações Unidas  ter  condenado "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de um de satélite de longo alcance pela Coreia do Norte, e ter anunciado que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.

A declaração do Conselho foi unânime  apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos 14 países  restantes que compõem o Conselho de Segurança.

O órgão executivo da Organização das Nações Unidas (ONU)  se reuniu em caráter de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de foguete para colocar um satélite em órbitra, que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio de mísseis balísticos.