ASSINE
search button

Grécia promete abrir novos centros para refugiados até 15 de fevereiro

Compartilhar

A Grécia afirmou nesta segunda-feira (8) que seus centros de registro de imigrantes estarão funcionando até a semana que vem, em um movimento de resposta a pressão dos parceiros da União Europeia que ameaçam tirar o país da zona de livre circulação se não agirem mais ativamente para conter o fluxo de refugiados.

Os ministros do Interior da UE incentivaram Atenas a controlar com mais rigidez o influxo de imigrantes, e alguns deles ameaçou a exclusão do Espaço Schengen no momento em que a crise divide os membros do bloco.

As autoridades gregas estão tendo dificuldades para administrar a crescente onda de imigrantes que chegam em suas ilhas e simultaneamente procura uma saída para uma de suas piores crises fiscais em décadas.

O ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, afirmou que a Grécia irá cumprir o prazo que tem, até meados deste mês, e completar os cinco centros de registro de refugiados nas ilhas mais próximas da Turquia, que são áreas críticas, além de dois centros de redistribuição no continente.

"O Ministério da Defesa assumiu o compromisso de completar os trabalhos nos centros até o dia 15 (de fevereiro)", declarou Kammenos aos repórteres.

A Grécia é a principal entrada da Europa para mais de um milhão de refugiados e imigrantes, que entraram na UE no ano passado, e vem sendo criticada pelas falhas no controle de recém-chegados, que mostrou poucos sinais de diminuição mesmo durante o inverno local.

Até agora só foi aberto um centro, na ilha de Lesbos, onde muitos dos imigrantes têm chegado de barco. O esquema prevê uma expansão.