ASSINE
search button

'El Pais': Aversão às elites castiga dinastias na campanha eleitoral dos EUA

Jeb Bush e Hillary Clinton enfrentam dificuldades em um país viciado em clãs políticos

Compartilhar

Matéria publicada neste domingo (7) no El País, analisa que Jeb Bush e Hillary Clinton enfrentam dificuldades em uma corrida rumo à Casa Branca que parecia ser fácil. O pré-candidato republicano, filho e irmão de ex-presidentes, obteve um resultado lamentável nas primárias de Iowa e pode ser eliminado da disputa em Nova Hampshire, na terça-feira (9).

Segundo a reportagem, a ex-primeira-dama continua sendo a favorita entre os democratas, mas a batalha contra um socialista, em um país onde essa ideologia não é muito apreciada, será mais dura do que se pensava. 

Os clãs superpoderosos sofrem com o fato de a sociedade estar farta de suas elites e do sistema. Marienne Pernold prefere usar imagens, em vez de palavras, para expressar o que vê. Dessa forma, quando perguntada sobre o que está acontecendo com Clinton, porque acredita que essa disputa entre os democratas vai ser mais difícil do que o previsto, ela pede papel e caneta para desenhar.

A reação angustiada de Clinton, que pareceu forçada para muitos, foi considerada chave para humanizá-la e ganhar a disputa no estado, apesar de, no final, ela ter perdido as primárias para Barack Obama. 

Texto baseado em matéria do jornal El País. para ler na íntegra, clique no link abaixo:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/06/internacional/1454792760_964927.html