ASSINE
search button

'The Guardian': Turquia deve cortar fluxo de imigrantes para a Europa

Compartilhar

Matéria publicada neste sábado (6) no The Guardian, analisa que a Europa precisa que a Turquia corte drasticamente o número de imigrantes que chegam à Grécia nas próximas semanas, ou a pressão por mais fechamentos de fronteiras e instalação de cercas vai crescer.

A reportagem afirma que o comissário europeu Johannes Hahn, frustrado pelo fato de que refugiados continuam a entrar na Grécia apesar de um acordo, em 29 de novembro, entre Ancara e Bruxelas para reduzir o fluxo migratório,  disse que a Turquia deve mostrar resultados antes de um encontro de líderes europeus em uma cúpula em 18 e 19 de fevereiro. 

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, deve publicar nesta quarta-feira (10) um relatório sobre o progresso da Turquia na implementação de um acordo de imigração. A expectativa é que o documento seja crítico, embora a polícia turca tenha feito algumas prisões de traficantes de pessoas e o governo tenha introduzido um esquema de permissão limitada de trabalho para refugiados sírios.

"Precisamos de resultados antes da cúpula da UE, para mostrar para os líderes que isso está funcionando", disse Hahn. "Estou preocupado de que não haja tempo."

Mais de um milhão de pessoas chegaram à Europa no ano passado, fugindo da guerra e de Estados falidos no Oriente Médio e no norte da África. Números mostram poucos sinais de que isso vá mudar agora, apesar do inverno.