ASSINE
search button

Terremoto em Taiwan deixa pelo menos sete mortos e centenas de feridos

Compartilhar

Chega a pelo menos sete o número de mortos num terremoto de 6,4 graus na escala de Richter que atingiu hoje (6) a cidade de Tainan, ao Sul de Taiwan. O epicentro do tremor foi localizado na aldeia de Meinung. Segundo o Serviço Nacional de Emergências de Taiwan, já são mais de 400 feridos e mais de 10 pessoas continuam presas nos escombros dos prédios.

O terremoto destruiu edifícios e deixou outros inclinados, causou vazamento de gás e deixou carros soterrados. Ainda por causa do terremoto, 168mil casas estão sem energia e 40 mil, sem água. Um posto de gasolina localizado em frente de um edifício danificado foi evacuado e o combustível, retirado devido ao perigo de desmoronamento.

A maioria dos mortos e dos sobreviventes que ficaram presos nos escombros estava no edifício de 17 andares Wei Kunan, o mais atingido entre os 14 que desmoronaram ou que ficaram seriamente danificados devido ao sismo. Um dos mortos é um bebê de apenas dez dias.

O trem de alta velocidade que liga o Sul ao Norte da ilha interrompeu os serviços num dia em que muitos moradores de Taiwan se deslocam para celebrar com familiares o Ano-Novo Lunar, cuja passagem se celebra na noite deste domingo.

O presidenta de Taiwan, Ma Ying-jeou, disse que estão sendo preparadas 1,2 mil camas em escolas e outros locais para acolher temporariamente as vítimas. Entretanto, os sismólogos de Taiwan advertiram que ainda se esperam outros tremores de mais de 6 graus na escala Richter na ilha este ano, sem afastar a hipótese que mais tremores ocorram nas próximas semanas.

Em setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,6 deixou cerca de 2,4 mil mortos em Taiwan.