ASSINE
search button

Estudo revela perfil de imigrantes que moram na Itália

Mais da metade foi ao país em busca de emprego

Compartilhar

Um relatório divulgado pelo Instituto Italiano de Estatísticas (Istat) nesta segunda-feira (28) mostra que mais da metade dos estrangeiros que vão morar na Itália fazem isso em busca de um emprego.    

Segundo o estudo, "a busca por um emprego é o motivo da imigração para a Itália para 57% dos estrangeiros" e para 39% a mudança de país tem como motivação alguma ligação familiar. Os dados estão no relatório sobre a integração no mercado de trabalho que têm como base informações recolhidas no segundo trimestre de 2014, informou o Istat.    

Ao todo, considerando as pessoas de 15 a 74 anos, os estrangeiros representam 8,6% da população italiana. Um dos dados que mais chamaram a atenção é a retração no mercado de trabalho para os imigrantes, que apresentou uma queda de 6,3% entre os anos de 2008 e 2014.    

O número é muito maior do que entre aqueles nascidos na Itália (-3,3%) e do que aqueles que passaram por um processos de dupla cidadania (-3%). Ainda de acordo com o Istat, 29,9% dos trabalhadores estrangeiros afirma trabalhar em algo em um nível inferior aos seus estudos e de suas competências profissionais, percentual que cai para 23,6% entre os naturalizados e para 11,5% entre os italianos de nascimento.    

A entidade ainda revelou que as mulheres sofrem mais para encontrar empregos em suas áreas de especialidades e que são elas as que mais trocam de país por motivos familiares. Já os homens tornam-se imigrantes por motivos de trabalho.