ASSINE
search button

Rússia suspenderá importação de alimentos da Turquia

Medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016

Compartilhar

A Rússia anunciou que vai suspender a importação de frutas, verduras, sal, aves e outros produtos vindos da Turquia a partir do dia 1º de janeiro. Além disso, o país proibiu que voos fretados entre as duas nações ocorram a partir desta terça-feira (01).

    Ambas as decisões estão especificadas em um decreto de sanções assinado ontem (30) pelo próprio presidente russo, Vladimir Putin, e publicado hoje. Elas são mais uma forma de responder ao abatimento de um caça militar do país na fronteira entre a Turquia e a Síria.

    As sanções contra o governo de Ancara, no entanto, não atingem o setor energético e mantém o projeto de construção do gasoduto Turkish Stream entre as duas nações. Estimado em US$ 20 bilhões, ele garantirá a energia suficiente para manter em funcionamento a central de energia nuclear de Akkuiu.

    Na semana passada, o primeiro-ministro Dmitri Medvedev informou que o governo estudava essas medidas restritivas.

    A crise entre as nações começou no dia 24 de novembro, quando as forças turcas derrubaram um caça militar russo que teria invadido o espaço aéreo do país. Para comprovar que estavam certos, os turcos chegaram a divulgar um áudio em que é pedido para o piloto deixar o local e que não houve respostas.

    Por sua vez, a Rússia afirmou que "nem por um segundo" o avião invadiu a Turquia e Putin chegou a chamar a derrubada do caça de "punhalada pelas costas".

    Os militares russos estão na região porque realizam ataques aéreos na Síria contra os grupos jihadistas que lutam contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. (ANSA)