ASSINE
search button

Peça com defeito provocou acidente da Air Asia na Indonésia

Compartilhar

A queda do avião da Air Asia no mar de Java, Indonésia, em dezembro do ano passado, que provocou a morte 162 pessoas, teve como causa uma peça com defeito do Airbus A320-200, de acordo com o relatório final da investigação.

Segundo anunciou o Comitê Nacional de Segurança de Transportes, problemas reiterados provocados pelo sistema de controle do leme fizeram com que os pilotos desativassem o piloto automático quando o avião atravessava uma área com tempo ruim, antes de perder o controle do A320.

Segundo  o relatório, o piloto automático foi desconectado para que os sistemas de alerta fossem aplicados em consequência de uma fissura em uma soldadura do sistema que controla o leme.

O avião começou a perder estabilidade, após uma série de manobras dos pilotos para tentar reativar o sistema.

"As ações posteriores da tripulação fizeram com que o avião ficasse incontrolável", o que provocou uma "prolongada" perda de altura do avião, que não pôde ser ajustado, explica o relatório.

O A320-200 havia decolado da cidade indonésia de Surabaya para uma viagem até Cingapura. O avião desapareceu dos radares 30 minutos mais tarde, depois de ter solicitado um voo com mais altitude pelas condições meteorológicas difíceis.