ASSINE
search button

Na COP21, Obama pede acordo 'vinculante'

Para o norte-americano, essa deve ser uma prioridade mundial

Compartilhar

Em sua última declaração no âmbito da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), em Paris, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que ações para evitar o aquecimento global são essenciais para a economia e a segurança mundiais e devem ser realizadas assim que possível.    

Obama defendeu que um acordo sobre o clima deve ser vinculante, ao menos no que diz respeito à transparência e a uma revisão periódica dos objetivos de diminuição de emissão de gás carbônico.    

Segundo o mandatário norte-americano, esta deve ser uma prioridade mundial e, se algo não for feito rapidamente, "vamos ter que direcionar cada vez mais recursos não para oportunidades de crescimento da humanidade, mas para nos adaptar às várias consequências da mudança climática".    

"Será difícil alcançar um acordo entre 200 países, mas estou convencido de que faremos grandes coisas", disse, durante coletiva de imprensa.   

Isis - Sobre o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), que lançou uma série de ataques na capital francesa que deixou 130 mortos em Paris, Obama disse que é preciso se aliar para lutar contra o grupo.    

"Com base nas conversas com o presidente [francês François] Hollande e outros líderes, estou convencido de que podemos destruir" o grupo.    

Síria - Sobre a guerra civil na Síria, Obama declarou estar confiante de que Washington está do lado vencedor.    

O EUA defende a saída de Bashar al-Assad do poder e uma transição política democrática. Ele destacou que, apesar das divergências com Moscou sobre o futuro do país, não é possível que Assad continue no poder.    

"Penso nisso há cinco anos".    

"Considero Assad alguém que matou milhares de pessoas de forma ilegítima", concluiu.