ASSINE
search button

FMI inclui Yuan em pacote de divisas

Moeda chinesa foi adotada após dólar e euro, entre outras

Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional adicionou, na última segunda-feira, dia 30, a moeda chinesa Yuan como lista de reserva para os bancos centrais. Em comunicado, o Fundo explicou que yuan "cumpre os atuais critérios" para ser incluído no grupo e que decisão reflete "os progressos realizados pelas autoridades chinesas nos últimos anos para reformar o seu sistema monetário e financeiro". Essa é a quinta moeda adotada pelo fundo, após o dólar, o euro, a libra esterlina e o iene. 

Especialistas acreditam que, dessa forma, o Yuan pode se tornar um dia tão forte quanto as divisas dos Estados Unidos e do Reino Unido e que essa se trata de uma vitória simbólica para o governo de Pequim.    

Recentemente, o presidente chinês Xi Jinping, disse acreditar que a medida irá "melhorar a sistema financeiro internacional e garantir a estabilidade financeira global".    

Economistas da FMI acreditam que a decisão pode encorajar os líderes chineses a diminuir o controle do Yuan. Mudança entrará em vigor em outubro do próximo ano.