ASSINE
search button

Ex-presidente da Argentina é condenado por peculato

Carlos Menem pegou quatro anos e seis meses de prisão

Compartilhar

Um tribunal da Argentina condenou o ex-presidente Carlos Menem (1989-1999), atualmente senador, a quatro anos e seis meses de prisão por peculato no pagamento de "bônus" a funcionários durante seu governo.

No mesmo processo, também foram sentenciados o ex-ministro da Justiça Raúl Granillo Ocampo (três anos e três meses) e o ex-ministro de Economia Domingo Cavallo (três anos e seis meses). As penas foram impostas pelo Tribunal Oral Federal nº 4 da cidade de Buenos Aires.

Os magistrados também condenaram Menem a interdição perpétua de cargos públicos e já notificaram o Senado da Nação, onde seu mandato vai até dezembro de 2017. O tribunal chegou à conclusão de que o ex-presidente mantinha um sistema clandestino de pagamento de bônus a aliados.

Em junho de 2013, Menem já havia sido sentenciado em primeira instância a sete anos de cadeia por tráfico de armas à Croácia e ao Equador. Além disso, ele está sendo julgado por uma suposta obstrução das investigações sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em 1994, que matou 85 pessoas.