ASSINE
search button

Combate à corrupção começou com Bento XVI, diz Papa

Declaração foi dada durante viagem de volta da África

Compartilhar

Em entrevista coletiva concedida durante sua viagem de retorno da África, o papa Francisco disse nesta segunda-feira (30) que a luta para livrar a Igreja Católica da corrupção começou com Bento XVI.    

No avião papal, o Pontífice contou que, 13 dias antes da morte de João Paulo II, que sofria de mal de Parkinson, o então cardeal Joseph Ratzinger denunciou a "sujeira" existente na Santa Sé. "Nós o elegemos por essa liberdade de dizer as coisas. Desde aquele tempo, existe corrupção no Vaticano", afirmou Jorge Bergoglio.    

As declarações foram dadas em meio a uma resposta sobre o processo "Vatileaks 2", que apura o vazamento de documentos sigilosos de órgãos financeiros da Igreja e sua utilização em livros escritos pelos jornalistas Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, que estão entre os réus.    

"Gostaria que o processo fosse concluído até 8 de dezembro por causa do Jubileu da Misericórdia, mas acho que não dá. Quero que todos os advogados tenham tempo de fazer a defesa. Mas a corrupção vem de longe", completou Francisco.