ASSINE
search button

"Ação irresponsável causou desastre no Rio Doce", diz Dilma na COP21

Compartilhar

Nesta segunda-feira (30), a presidente Dilma Rousseff destacou em seu discurso, no primeiro dia da COP21, na França, que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens em Mariana (MG), e a consequente tragédia ambiental em diversos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, banhados pelo Rio Doce.

"A ação irresponsável de empresas provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil, na grande bacia hidrográfica do rio Doce. Estamos reagindo pesado com medidas de punição, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragedia."

>> A tristeza de Mariana

O rompimento das barragens da mineradora Samarco, que destruiu bairros inteiros em Minas Gerais e levou um rastro de lama até o mar do Espírito Santo, surgiu logo no início do pronunciamento durante a COP21 - ficando atrás apenas da prestação de solidariedade aos franceses sobre os atentados terroristas do dia 13 de novembro. As reuniões do evento ocorrem, exatamente, em Paris.

Ainda em seu discurso, Dilma afirmou que o Brasil está sofrendo com o fenômeno climático El Niño que faz com que a nação enfrente "secas no Nordeste e chuvas e inundações no sul e sudeste do país".

Sobre a COP21, a líder política voltou a reafirmar o documento criado pela delegação brasileira que pede um acordo "ambicioso" e "legalmente vinculante" construído de maneira conjunta. A questão de transformar o acordo em lei é um dos pontos mais críticos dos debates, já que os maiores países poluidores - como os EUA e a China - resistem a transformação das medidas em obrigações.

Porém, o governo brasileiro insiste na questão como fundamental.

"Nosso acordo não pode ser apenas uma simples soma das melhores intenções de todos. Ele definirá caminhos e compromissos que devemos percorrer", ressaltou Dilma.

Outro ponto abordado pela mandatária é que as nações desenvolvidas cumpram com acordos anteriores nos quais diziam se comprometer em ajudar financeiramente os Estados pobres ou em desenvolvimento, ressaltando que "cabe ao acordo de Paris propiciar as condições para que todos os países em desenvolvimento possam trilhar os caminhos da economia de baixo carbono, superando a pobreza e reduzindo as desigualdades".

Com Ansa