ASSINE
search button

Vladimir Putin anuncia sanções contra Turquia

Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto neste sábado, dia 28, que impõe duras sanções econômicas contra a Turquia, após a derrubada de um caça russo na fronteira com a Síria nesta semana.

Com a medida, serão proibidas as importações de alguns produtos típicos turcos, assim como serão limitadas as atividades empresarias desse país na Rússia. A partir de 1° de janeiro, não poderão ser contratados serviços turcos.

As sanções são "temporárias" e permanecem válidas até que sejam revogadas pelo governo de Moscou. No ano passado, a Rússia importou o equivalente US$ 1,7 bilhão da Turquia.

A medida foi anunciada horas após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, dizer que seu país "está realmente entristecido" com o episódio e deseja que não tivesse ocorrido.

Esse foi o primeiro pedido de desculpas desde a derrubada do caça, na última terça-feira, o que ampliou a tensão entre os países.Forças de segurança turcas derrubaram um caça russo, deixando um piloto morto, após repetidas advertências, alegando que seu espaço aéreo foi invadido e sua soberania ferida.