ASSINE
search button

Putin rejeita convite de presidente turco e exige desculpas

Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não respondeu aos pedidos de seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, de manter uma conversa telefônica. O mandatário disse que só conversará com o colega quando ele se desculpar pela derrubada de um caça russo nas proximidades da fronteira com a Síria, que deixou um piloto morto. "Faltou prontidão ao lado turco de dar as desculpas mais básicas", disse o assessor de Putin, Yuri Ushakov.

O governo da Turquia propôs uma reunião entre o presidente de seu país e seu homólogo russo para tratar sobre a crise diplomática entre as duas nações após a derrubada de um caça russo por Ancara.

O encontro entre os líderes ocorreria às margens da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP21), que ocorre em Paris a partir do dia 30 de novembro. A informação sobre o pedido foi confirmada nesta sexta-feira (27) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Por causa do incidente, as duas nações suspenderam diversas medidas de colaboração mútua.

Os russos suspenderam por tempo indefinido a sua participação nos exercícios navais no Mar Negro ao lado da Marinha turca e, por sua vez, Ancara suspendeu temporariamente seus voos militares na Síria para derrotar os terroristas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis). Segundo o jornal "Hurriyet", a suspensão da Turquia é para "evitar o risco de novos acidentes"com a aeronáutica da Rússia.

Há três dias, os líderes e representantes políticos dos dois Estados trocam acusações sobre o incidente. A Turquia afirma que o caça aéreo russo estava em seu espaço aéreo e, após cerca de 10 avisos de invasão, mandou derrubar a aeronave estrangeira.

Já a Rússia afirma que "nem por um segundo", seu caça militar invadiu o espaço aéreo do país vizinho e que seu objetivo é apenas atacar os jihadistas na Síria.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, informou que seu país irá suspender o programa que não exigia vistos de entrada para visitantes turcos a partir de 2016.

O conselheiro de Putin, Yuri Ushakov, informou que o mandatário não respondeu aos telefonemas do presidente Recepp Tayip Erdogan pela "falta de vontade por parte dos turcos de pedir as desculpas mais elementares" pela derrubada de sua aeronave militar.

Mais cedo, o governo russo havia confirmado que Erdogan telefonou "sete ou oito horas" depois da queda da aeronave e que Putin havia apenas sido "informado" sobre as chamadas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, respondeu às duras falas de seu homólogo russo, Vladimir Putin, e afirmou que a situação envolvendo os dois países não é uma 'brincadeira'. "Avisamos cordialmente a Rússia para não brincar com o fogo.

Apoiar o regime de [Bashar al] Assad na Síria, que matou mais de 380 mil pessoas, significa jogar com o fogo. Atingir grupos de oposição que tem uma legitimidade internacional com a desculpa de lutar contra o Estado Islâmico significa brincar com o fogo" destacou o presidente.

Segundo Erdogan, o governo russo está "usando" o abatimento do caça como desculpa para "atormentar" os cidadãos turcos significa "brincar com o fogo" também. O líder se referia a todas as medidas punitivas impostas por Moscou para prejudicar a Turquia.