ASSINE
search button

Rússia reforça controle de alimentos importados da Turquia

Tensões aumentaram após Anacara abater um caça russo

Compartilhar

 A Rússia reforçou o controle de produtos agrícolas e alimentícios provenientes da Turquia, dois dias após forças de segurança de Ancara abaterem um caça nas proximidades da fronteira do país com a Síria.

    Segundo o ministro de Agricultura de Moscou, Aleksandr Tkacev, "em média, 15% dos produtos turcos não respeitam os padrões russos".

    Desta forma, foram retirados do mercado mais de 800 quilos de alimentos até o momento,"por causa da falta de conformidade com os requisitos de qualidade e segurança de certos tipos de produtos", como informou à agência de notícias local "Interfax" um agente da Rospotrebnadzor, organização de regula produtos de consumo.

    O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov, negou que um embargo tenha sido imposto. "É natural adotar medidas de controle adicionais" diante de vários riscos, como de ações extremistas. "Isso é bastante natural, sobretudo no âmbito das imprevisíveis ações da Turquia", acrescentou.

    No ano passado, a Rússia importou o equivalente US$ 1,7 bilhão da Turquia. Histórico - Na última terça-feira, dia 24, forças de segurança turcas derrubaram um caça russo, deixando um piloto morto, após repetidas advertências, alegando que seu espaço aéreo foi invadido e sua soberania ferida.

    Incidente ampliou tensões entre Rússia e Turquia, apesar do governo de Moscou negar que irá retaliar a ação. (ANSA)