ASSINE
search button

Polícia belga realiza nova operação antiterrorismo

Ações fecharam uma estrada entre Charleroi e Namur

Compartilhar

A polícia belga está realizando uma nova operação antiterrorismo em Auvelais, que fica a pouco mais de 50 quilômetros de Bruxelas, informou a mídia local nesta quinta-feira (26).

    De acordo com os jornais "L'Avenir", "DH" e "La Libre Belgique", há uma "presença maciça" de policiais e a estrada que liga as cidades de Charleroi e Namur foi fechada.

    Esse caminho interditado é uma via arterial da Europa, que liga a cidade de Dunquerque (França) até Aschaffenbourg (Alemanha). Pouco após uma hora de operação, a via foi reaberta gradativamente para o trânsito, mas não há informações oficiais sobre o que teria forçado o fechamento do ponto de passagem.

    Já o "Le Soir" informou que a ação "tem ligação com o risco de atentados na Bélgica" e que teria sido "uma ataque" das forças de segurança a um objetivo não divulgado pelas autoridades. A publicação ainda destacou que as fontes consultadas "não deram nenhum indicação do local exato da operação até que ela termine".

    Desde ontem (25), a Bélgica tenta voltar à normalidade após passar quatro dias com todos os locais públicos fechados. Por causa disso, os moradores das áreas próximas à capital ficaram praticamente sem transporte público e todos os eventos culturais e escolares foram suspensos.

    As autoridades afirmam que as principais ameaças contra o país são em áreas com grande concentração de lojas e shoppings. Até o momento, em todas as operações, quase 30 pessoas foram presas por planejar atentados em território belga ou por terem participado do massacre ocorrido em Paris, na França, no dia 13 de novembro. (ANSA)