ASSINE
search button

Hollande recebe Renzi para debater combate ao EI

Segundo mandatário, Itália e França estão unidas nesta luta

Compartilhar

Os governos da Itália e da França estão unidos na luta contra o terrorismo, disse o presidente francês, François Hollande, nesta quinta-feira, dia 26, após se encontrar com o premier italiano, Matteo Renzi, em Paris.    

"É preciso lançar iniciativas comuns contra o Estado Islâmico (EI, ex-Isis)", declarou Hollande, após o encontro.    Em meio à ofensiva diplomática contra o grupo, que realizou atentados que deixaram ao menos 130 mortos no último dia 13, Hollande recebeu o chefe de Governo italiano nesta manhã no Palácio do Eliseu. "Foi um ataque não apenas contra a França e contra a Europa, mas contra a humanidade", apontou Renzi, destacando que "existe a necessidade de uma coalizão cada vez maior" para dar fim ao grupo jihadista e as atrocidades realizadas por eles.    O primeiro-ministro italiano voltou a falar em uma "resposta cultural" ao terrorismo. Recentemente, ele disse que, enquanto os terroristas destroem estátuas, "nós amamos a arte". Renzi quer unificar a Itália por meio de iniciativas que promovam sua identidade cultural, a fim de evitar que jovens se identifiquem com as causas jihadistas e sejam recrutados por terroristas. Além de unir imigrantes e italianos, evitando tensões.    

Ofensiva diplomática - Hollande já se encontrou com seu homólogo norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta semana. Ainda hoje, o mandatário deve se reunir com o russo Vladimir Putin, com quem, além de debater a luta contra o terrorismo, deve conversar sobre o recente abatimento de um caça na fronteira com a Síria por forças de segurança turcas.    

Homenagem - Renzi, que disse que os italianos "sentem a dor da França como se fosse nossa" se encontra em uma cerimônia que homenageia as dezenas de vítimas da série de atentados realizada na capital francesa.    Ato está sendo conduzido na Universidade de Sorbonne.