ASSINE
search button

Alemanha enviará caças aéreos para a Síria 

Líder da coalizão de governo confirmou informação

Compartilhar

O governo de Berlim irá enviar caças aéreos "Tornado" para sobrevoar e reconhecer o pontos de combates do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na Síria, informou o líder da coalizão do governo alemão e membro da Comissão de Defesa, Henning Otte.

    "Não reforçaremos apenas as missões de treinamento no norte do Iraque, mas enviaremos os 'Tornados' de reconhecimento para a Síria na guerra contra o EI", afirmou o parlamentar nesta quinta-feira (26).

    A agência de notícias Deustche Presse-Agentur (DPA) também confirmou a informação dizendo que a chanceler Angela Merkel aprovou a medida ao lado de seus ministros. A decisão teria sido tomada "como uma consequência dos atentados em Paris".

    Logo após o massacre de, ao menos, 130 pessoas em seis ações coordenadas por terroristas na capital francesa, no dia 13 de novembro, Merkel havia dito que os alemães "choravam juntos" com o povo da França, mas que também iria combater o terrorismo ao lado dos governantes locais.

    As autoridades alemãs não confirmaram oficialmente a ação militar na Síria. Contudo, fontes ouvidas pela mídia do país informaram que a discussão sobre o envio dos "Tornados" será debatida por um grupo parlamentar na tarde hoje.

    - Grã-Bretanha: O primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez um discurso no Parlamento também nesta quinta-feira e pediu para que os políticos de seu país aprovassem o envio de caças à Síria para combater o EI.

    "Precisamos atingir esses terroristas agora, pois isso é um interesse nacional", disse Cameron também lembrando dos ataques ocorridos em Paris. O premier negou que essa nova ação militar possa transformar o Reino Unido "em um alvo ainda maior" para os jihadistas e reconheceu que a paz na Síria só chegará completamente "através de uma solução política".

    Apesar de pedir um maior reforço nos ataques aéreos, o líder do governo da Inglaterra destacou que não serão enviadas tropas por terra para o país. (ANSA)