ASSINE
search button

'WSJ': Com preços do petróleo em queda, banqueiros do oriente médio encontram deserto sem oásis 

Ofertas e IPOs secaram na região do golfo, muito diferente do otimismo de dez anos atrás

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (25) no The Wall Street Journal, por Nicolas Parasie, conta que a queda dos preços do petróleo atingiu novas vítimas no Golfo Pérsico: os bancos de investimento. Vários dos principais negociadores estão deixando seus postos de trabalho, como a atividade de fusão e emissão de dívida caiu para seus níveis mais baixos em uma década. Nos últimos meses, saíram: Tom Emmet, chefe de M & A do Oriente Médio e Norte da África no Standard Chartered,  o executivo-chefe do BNP Paribas no Oriente Médio e África, Jean-Christophe Durand e Christoph Paul, diretor de mercados de dívida do Morgan Stanley no Oriente Médio; bem como Shailesh Doshi, co-diretor de banco corporativo e de investimento para o Golfo do Deutsche Bank.

Segundo a reportagem, os banqueiros comunicaram várias razões para as suas decisões, posteriormente confirmadas por seus funcionários. Mas o cenário incontestável é que o núcleo de negócios de banco de investimentos no Golfo secou, e com ela levou o otimismo que comandava a região ha dez anos atrás.  "Não é um momento feliz para os bancos", disse um dos banqueiros, que recentemente deixou completamente o setor bancário. A queda dos preços do petróleo têm influenciado toda a região do Golfo, dependente do petróleo, onde os governos têm de enfrentar os aumentos dos déficits orçamentais e ao mesmo tempo, os investidores estão preocupados com as questões de segurança por conta dos conflitos na Síria e no Iêmen, a fragmentação da Líbia e da violência no Iraque.

O jornal americano fala que de acordo com o provedor de dados Dealogic, em termos de volume e valor total de negócios, as atividades da M & A este ano no Oriente Médio caíram para seu nível mais baixo desde 2005. Entre as melhores ofertas deste ano estão a de US $ 2.7 bilhões pela Emirates National Oil Co. para comprar uma participação adicional na Oil Dragão e a transação do grupo hospitalar Abu Dhabi , no valor de US $ 2.2 bilhões que ainda tem de ser concluída, disse a Dealogic. Mercados de capitais de dívida regionais têm sofrido um de seus piores períodos em anos. "Mercados emergentes globais estão passando por uma fase difícil, e as bolsas de valores do Oriente Médio não ficaram imunes", disse Marwan Elaraby, sócio-diretor do escritório de advocacia Shearman & Sterling para o Oriente Médio.