ASSINE
search button

Marine Le Pen lidera pesquisas em Nord-Pas-de-Calais

Extremista pode ter sua primeira chance como governo

Compartilhar

A líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, Marine Le Pen, está cada vez mais perto de ter sua primeira experiência como governo.

Segundo uma pesquisa do instituto "OpinionWay", a política tem 40% das intenções de voto para a presidência da nova região de Nord-Pas-de-Calais-Picardie, contra 26% do candidato conservador Xavier Bertrand e 20% do socialista Pierre de Saintignon.

As eleições regionais na França acontecem nos dias 6 e 13 de dezembro de 2015, ainda sob o impacto dos atentados de 13 de novembro em Paris. O pleito será o primeiro após a reorganização das regiões metropolitanas promovida pelo presidente socialista François Hollande, que passaram de 22 para 13.

Em 2010, Le Pen ficou em terceiro lugar na votação para presidente de Nord-Pas-de-Calais, que foi unificada com Picardie. A nova região abriga a cidade de Calais, um dos epicentros da crise de refugiados que atinge a Europa. Muitos solicitantes de refúgio chegam até o município para tentar cruzar o canal da mancha rumo ao Reino Unido.