ASSINE
search button

Le Monde: Hollande faz visitas complicadas aos EUA e à Rússia

Presidente francês será recebido hoje em Washington e quinta-feira em Moscou

Compartilhar

O presidente francês, François Hollande é esperado nos Estados Unidos, nesta terça-feira (24/11), para uma reunião com o presidente Barack Obama. Segundo o jornal Le Monde, a intenção é aumentar a mobilização contra o Estado islâmico (EI). No dia anterior, Hollande obteve o apoio do primeiro-ministro britânico David Cameron que foi recebidos no Elysee.

De acordo com o jornal francês, o encontro promete ser mais complicado para o presidente francês em Washington nesta terça-feira que, em seguida, irá para Moscou na quinta-feira (26/11). Com Barack Obama, as relações sempre foram tensas na Síria desde a reviravolta em agosto de 2013, quando a Casa Branca se opôs ao regime de Bashar al-Assad, que ultrapassou a "linha vermelha" promulgada por Obama, usando armas químicas contra a sua população.

Segundo o Le Monde, Hollande disse que foi a Washington buscar "a colaboração, tanto quanto possível." A França quer incentivar os EUA a "ser mais positivo" na luta contra o EI em pelo menos três áreas: uma intensificação dos ataques contra o movimento jihadista, fortalecendo a apoio às forças anti-Assad não aliadas ao EI e um controle mais forte dos fluxos financeiros que alimentam a caixa de guerra islamista. Mas esta visita pretende colocar em foco uma unidade franco-americano sobre a questão central, em última análise, o presidente Assad. E isto na altura em que há a aproximação de Paris com Moscou, o esteio do regime sírio com o Irã, questionado por  Washington.

Em Moscou, na quinta-feira, as ambições serão mais modestas. Embora a França tenha como “prioridade” a luta contra a EI, os termos de cooperação com a Rússia permanecem incertos, como Moscou continua a apoiar o poder de Damasco. O presidente russo Vladimir Putin reiterou na segunda-feira em Teerã com o líder supremo iraniano Ali Khamenei sua solidariedade ao governo sírio: "Ninguém pode e nem deve impor de fora ao povo sírio quaisquer formas de governança de seu estado ou dizer o que deve ser feito, "disse Putin.

A reunião na quinta-feira entre Hollande e Putin terá como objetivo "verificar como a cooperação pode crescer", disseram eles cuidadosamente. As ambições foram ao que parece revistas para baixo desde que Hollande se reuniu com Putin, em 16 de novembro, parta a formação de uma "coalizão única" para lutar contra o EI. "É melhor falar de coordenação, em vez que coalizão", disse Hollande.