ASSINE
search button

Sindicalistas são presos após agressão a diretores da Air France

Compartilhar

Seis sindicalistas da Air France foram detidos nesta segunda-feira (12) devido às agressões aos diretores da companhia aérea. Um dos diretores agredidos foi o diretor de recursos humanos, Xavier Broseta, que teve a camisa arrancada durante protesto contra plano de demissões. O presidente francês, François Hollande, chegou a criticar os atos de violência "inaceitáveis" na semana passada.

De acordo com informações da emissora Europe 1, as detenções ocorreram no começo da manhã em diferentes municípios de Paris. Elas foram realizadas com base em imagens de vídeo registradas durante os incidentes. Quatro delas teriam ocorrido na residência dos trabalhadores. Uma pessoa que chegou a ser detida foi liberada depois. 

Para o secretário-geral do sindicato CGT da Air France,  Miguel Fortea, trata-se de uma "tentativa de criminalizar a ação sindical e os empregados". Uma manifestação reuniu cerca de 150 pessoas em Roissy.

Na última segunda-feira (5), o anúncio da Air France de uma nova reestruturação que ameaça suprimir 2.900 postos de trabalho provocou a revolta dos funcionários, que invadiram uma reunião e agrediram diretores da empresa. O tumulto obrigou Xavier Broseta a fugir correndo com as roupas rasgadas.