ASSINE
search button

Em Sínodo, Papa faz apelo pela paz no Oriente Médio

Tensões estão ampliando em conflitos na região

Compartilhar

 O papa Francisco fez hoje, dia 8, um chamado pela "reconciliação e paz no Oriente Médio" durante a audiência do Sínodo, no Vaticano. "Estamos tristes e seguimos com profunda preocupação a situação de Síria, Iraque, Jerusalém e Cisjordânia, onde vemos a escalada da violência que afeta civis inocentes", disse. Ao introduzir a reza antes da IV Congregação do Sínodo da Família, Francisco pediu orações pelo Oriente Médio e a África.

    "Faço junto ao Sínodo, um apelo urgente à comunidade internacional para que encontre maneiras de ajudar de forma eficaz as partes interessadas a expandir seus próprios horizontes para além dos interesses imediatos e use ferramentas do direito internacional e da diplomacia para resolver conflitos em curso".

    Ainda segundo o religioso, a guerra leva a destruição e multiplica os sofrimentos das populações. "As esperanças e progressos chegam somente com as opções de paz", concluiu. Diversos conflitos estão em curso em países como Síria, onde existe uma guerra civil, no Irã e Iraque, que enfrentam os avanços dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), assim como Palestina e Israel, onde existe a possibilidade de uma terceira intifada, além de regiões como a Líbia, que sofre com a divisão política e ameaça de grupos terroristas. (ANSA)