ASSINE
search button

Obama liga para Médicos Sem Fronteiras e pede desculpas por bombardeio

Ataque a hospital da ONG no Afeganistão matou 22 pessoas

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) para pedir desculpas pelo bombardeio ao hospital da entidade em Kundus, no Afeganistão.

    A desastrada operação, realizada no último sábado (3), provocou a morte de 22 pessoas, incluindo três crianças e 12 profissionais da instituição. Por conta disso, a MSF encerrou suas atividades na cidade e acusou tanto os EUA quanto o Afeganistão de "crimes de guerra".

    Na terça-feira passada (5), o comandante das forças norte-americanas no país asiático, general John Campbell, já havia reconhecido que o ataque ao hospital foi um "erro". Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, Obama também telefonou ao presidente afegão, Ashraf Ghani, para exprimir suas condolências pelas vítimas do bombardeio.

    Há alguns dias, Kundus se tornou a primeira grande cidade do Afeganistão a ser tomada pelo Talibã desde a queda do regime, no fim de 2001. Por conta disso, os EUA passaram a realizar constantes ataques aéreos para tentar conter a milícia. (ANSA)