ASSINE
search button

Otan questiona Rússia pela violação de espaço aéreo turco

Turquia também advertiu o embaixador russo 

Compartilhar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, questionou as explicações desta terça-feira (6/10) da Rússia sobre suas incursões em espaço aéreo turco durante operação contra o Estado islâmico, na Síria, na semana passada, quando Moscou alegou que foi “um acidente”.

"Eu não vou especular as razões, mas não parece um acidente ... foram duas violações", observou Stoltenberg em coletiva de imprensa um dia depois de a Otan convocar com urgência o Conselho do Atlântico, um pedido turco para tratar da violação do seu espaço aéreo, um ataque que o secretário-geral descreveu como "inaceitável".

A Turquia convocou o embaixador da Rússia, pela segunda vez em dois dias, para "protestar energicamente" contra a segunda violação de seu espaço aéreo, anunciou nesta terça-feira (6/10) o ministério das Relações Exteriores.

Ancara afirma que dois caças turcos foram "perseguidos" por um MiG-29 não identificado durante uma missão de patrulha.

A Turquia advertiu o embaixador russo que tais incidentes não devem se repetir, pois caso contrário a "Rússia será considerada responsável".  A violação do espaço aéreo no domingo foi, de acordo com Ancara, a segunda em dois dias, depois que dois aviões turcos interceptaram no sábado um avião de guerra russo perto da fronteira síria, o que obrigou o retorno da aeronave.